Saúde Coletiva e Ensino na Saúde

por Mariana Andrade Barcelos Rosa
Publicado: 13/11/2019 - 11:41
Última modificação: 14/05/2020 - 15:41

 

As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN)dos cursos da saúde propõem que o egresso seja crítico, reflexivo, cidadão, autônomo e compromissado com o SUS,sendo capacitado para atuar nos diversos níveis de atenção e nos diferentes cenários de prática profissional. Uma educação inovadora deve ser capaz de desencadear uma visão sistêmica, além de possibilitar a construção de redes de mudanças sociais que possibilitem a expansão da consciência individual e coletiva. Nesse sentido, a possibilidade de investigações com vistas à implantação de propostas de Inovação em Docência Universitária permitirá o desenvolvimento de estratégias de formação e capacitação na saúde em metodologias de ensino e aprendizagem inovadoras, levando em conta as DCN, tendo em vista as demandas da sociedade e a consolidação do SUS.Como principais repercussões deste grupo de pesquisa, destaca-se:o desenvolvimento de projetos de pesquisas relacionados ao ensino e a criação de grupos de pesquisa interdisciplinares.