Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família

por Portal PPGSAF
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 27/12/2023 - 14:26

O Programa de Pós-graduação em Saúde da Família (PPGSAF) traz como proposta o trabalho interdisciplinar e multiprofissional dentro da área de conhecimento Saúde Coletiva. A criação do PPGSAF foi motivada pela necessidade de formação e qualificação de profissionais da saúde, em especial aqueles ligados à Atenção Primária e Saúde da Família, com atuação e/ou interesse em docência/preceptoria. Com este objetivo, a UFU passou a ser referência na formação de profissionais em Saúde da Família de Uberlândia e municípios da região.

Incialmente, o corpo docente do PPGSAF era comporto por professores permanentes da Faculdade de Medicina. Hoje conta também com a presença de professores do Instituto de Geografia e do Instituto de Psicologia no quadro de permanentes e colaboradores, acréscimos estes que têm fortalecido o programa no sentido de ampliar as contribuições às distintas linhas de ensino e pesquisa.

As linhas de pesquisa atuais são: Atenção integral aos ciclos de vida e grupos vulneráveis; Atenção à saúde, acesso e qualidade na atenção básica em saúde; Educação e saúde: tendências contemporâneas da educação, competências e estratégias de formação profissional; Gestão e avaliação de serviços na Estratégia de Saúde da Família/Atenção Básica; Informação e saúde; Pesquisa Clínica: interesse da atenção básica; e Vigilância em Saúde.

As disciplinas obrigatórias ofertadas estão ligadas aos eixos de Atenção integral e gestão do cuidado na Saúde da Família, Educação e Promoção da Saúde, Planejamento, avaliação e sistemas de informação no cuidado e na gestão na Saúde da Família e Produção do Conhecimento em Serviços de Saúde. Estes eixos promovem uma reflexão integrada entre teoria, políticas públicas e práticas vivenciadas pelos pós-graduandos, além de vincular a produção do trabalho de conclusão de curso. Disciplinas optativas e atividades complementares também compõem a lista de atividades a serem desenvolvidas pelos pós-graduandos.

Histórico:

O PPGSAF foi criado em 2017 pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Uberlândia (Decisão Administrativa do Conselho de Pesquisa e Pós-Graduação Nº 37/2017) com o intuito de compor o quadro de Instituições de ensino Superior da Rede Nacional de Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAUDE). Esta proposta de mestrado profissional em rede foi apresentada à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO) e aprovada em 2016 com Conceito 3, sob coordenação geral da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).

A implementação do PPGSAF foi aprovada na UFU pela Resolução SEI Nº 29/2017, do Conselho Universitário, a qual também edita o Regulamento e a grade curricular, oficializando o ano de entrada da primeira turma PROFSAUDE. O Regulamento atual foi aprovado no dia 2 de maio de 2018 pela Resolução SEI Nº 05/2018, do Conselho Universitário, autorizando a oferta de vagas via processo seletivo para a categoria mestrado profissional.

A primeira turma PROFSAUDE foi encerrada em 2019 com a formação de inúmeros médicos de todo país e cerimônia de formatura simbólica ocorrida no dia 30 de agosto de 2019, no Museu da Vida da FIOCRUZ, situado no Rio de Janeiro. A segunda turma foi iniciada em 2019, sendo ainda composta somente por profissionais médicos. Já na terceira turma, a ser iniciada em 2020, a Rede PROFSAUDE consolida seu desejo inicial de compor turmas multiprofissionais, possibilitando, além da formação e qualificação de médicos, o ingresso de enfermeiros e odontólogos.

Objetivo:

Este PPGSAF tem como objetivo formar e qualificar profissionais de saúde que atuam na Saúde da Família/Atenção Básica nos diversos municípios brasileiros, atendendo, especificamente, profissionais de Uberlândia e região. Pretende ainda fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública.

Missão:

Com as ações de ensino e pesquisa do PPGSAF, espera-se contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais para a consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva. Com a nova Política Nacional de Atenção Básica (Portaria Nº 2.436, de 21 de setembro de 2017 do Ministério da Saúde) reafirma-se o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família como prioridade na Atenção Básica, assim como da gestão municipal, regional e estadual, da participação da sociedade e o controle social.

Horário de atendimento:
Atendimento Remoto - Segunda a sexta-feira - 8h às 12h / 13h às 17h00